Caxambu, segunda-feira, 13 de maio de 2024 Telefone (35) 3341-0742

Atendimento Atendimento: Horário de Atendimento ao público: 8:00 ás 17:00

Escola Padre Correia de Almeida

O prédio da escola Padre Correia de Almeida insere-se no perímetro do conjunto paisagístico, escultórico e arquitetônico do Parque das Águas e do núcleo de interesse histórico de Caxambu. A arquitetura possui estilo eclético, com aspectos simétricos na fachada e na planta, os frontões (arquitetura de forma triangular que decora a fachada principal) e os arcos plenos caracterizam o estilo clássico do prédio, além do tema das pinturas dos painéis e azulejos. Por outro lado, as colunas retorcidas os medalhões ornados e remetem aos estilos barroco e rococó.

A Escola foi fundada em 18 de janeiro de 1922, por meio de decreto do governador do estado de Minas Gerais. A construção do prédio teve seu início apenas em setembro de 1926 e sua conclusão em abril de 1928. O local que foi escolhido para a construção da escola havia sido anteriormente a Prefeitura Municipal, que foi demolida, para dar espaço à escola Estadual, inaugurada em 13 de outubro de 1929.

A Escola foi transferia do estado para o Município em 1º de janeiro de 1998, passando a se chamar Escola Municipal Padre Correia de Almeida. Esse nome foi dado em homenagem em homenagem ao padre e poeta que imortalizou as águas medicinais de Caxambuem uma de suas poesias, como pode ser visto na Fonte Viotti.

A edificação está preservada, sem alterações da época de sua construção, e possui boa conservação. Em março de 2002 houve o tombamento municipal do prédio em decorrência de seu grande valor histórico, cultural e arquitetônico. As características preservadas compõem elementos paisagísticos de grande valor sociocultural.

Voltar para Uma Luz na História (Autoguiado) :: Página Inicial⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

Roteiros

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Horário de Atendimento ao público: 8:00 ás 17:00

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramYouTube

Rua José Carlos Levenhagen Mello, 78
Caxambu - MG
E-mail: turismoecultura@caxambu.mg.gov.br

Versão do sistema: 2.0.0 - 10/05/2024

Portal atualizado em: 13/05/2024 11:11:49

Turismo & Cultura de Caxambu - MG.