Antiga Estação Ferroviária
A Estação ferroviária de Caxambu foi inaugurada em 1891 com um trecho da Viação Férrea Sapucaí vindo de Soledade de Minas; em 1895 foi prolongada até Baependi e em 1910 juntou-se à linha de Barra do Piraí, formando a então chamada “Linha da Barra”. Quando foi construída estava há alguns metros abaixo daquela que posteriormente se tornou a linha da Barra e lá estava também a Estação de Caxambu.
Em 1939 com a elevação da linha férrea houve também a construção de uma nova Estação, um pouco mais acima da antiga, essa que vemos ainda hoje.
Sua arquitetura remete ao estilo germânico, com uma pintura que lembrava o modelo “enxaimel” – construção baseada na montagem de paredes com hastes de madeira encaixadas entre si. Outro ponto a ser destacado é o telhado inclinado que, também, é uma característica do estilo germânico.
Essa linha também era utilizada para o escoamento da água mineral engarrafada no Parque das Águas, assim, segundo pesquisas, a conexão era feita com um bondinho que chegava até a Estação; esse ramal foi extinto na década de 70.
A linha da Barra foi utilizada por trens de passageiros até 1942 entre Barra do Piraí e Passa Três, quando foi desativada; até 1961 entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970 entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. A linha foi desativada em decorrência de dificuldades financeiras e já foi toda retirada.
Em 1974 a Estação desativada foi transformada em Estação Rodoviária. Mais tarde, com a construção de outra estação rodoviária ao lado a antiga estação ferroviária, tornou-se abrigo de táxi até que, em 2019, foi revitalizada para se tornar o Centro Cultural Estação Ferroviária.
Voltar para Uma Luz na História (Autoguiado) :: Página Inicial